Decoração · DIY

Decoração: Como Otimizar Quarto Pequeno

Olá Galera que curte decoração e que também vive mudando as coisas de lugar em casa (hahaha). Bóra falar de decoração para otimizar o espaço!!

Enquanto não reformo o resto da minha casa (casa dos meus pais), vou mostrando o que dá para fazer com quartos pequenos. E um exemplo é o meu minúsculo quarto. Vou deixar uma dica em cada foto, para que o post seja dinâmico e prático. Mas vou listar algumas dicas básicas antes.

Dicas Básicas:

  • Pinte o ambiente com cores claras, pois a luz se propaga melhor e tu tem a sensação de que o cômodo é maior.
  • Janelas grandes ajudam a ventilar melhor e ajudam a entrar luz natural, o que é ótimo. Caso sua janela seja pequena, pente ela da cor da parede, ou próxima a cor, que isso vai ajudar a parecer que ela é maior.
  • Opte por cortinas neutras e tecidos leves.
  • Um teto claro ajuda muito. Caso seja laje, pinte de branco. Caso seja forro de madeira, pinte de cor claro ou aplique forro de PVC.
Essa é minha bancada de trabalho. Tento manter ela com menos objetos possível para facilitar a limpeza e não tenha muitas coisas para acumular pó.
Sempre mantenho um bloco para escrever qualquer emergência ou ideia que surja. Vou revesando meus itens de decoração para sempre mudar a vibe e eu não enjoar da bancada. Também deixo alguns acessórios que uso com mais frequência a vista num pratinho.

Seguem alguns detalhes da bancada:

Plantinhas nunca são demais e ajudam a dar vida ao ambiente
Reutilizei essa champanheira e pintei de uma cor que combinasse com o quarto. E coloquei uma plantinha que não ocupa muito espaço e vive bem dentro de casa.
Acessórios usados com mais frequência precisam ficar num lugar de fácil acesso, pois economiza tempo na hora de colocar

Agora vou mostrar como organizo meu guarda-roupas há anos e super funciona para mim. Quem tem quarto pequeno, não pode ter muitos móveis para guardar coisas, então deve aproveitar bem cada espaço do armário.

Opte por guarda-roupas com portas de correr para economizar espaço.
Separe o guarda-roupas por sessões. Eu tenho esse lado com as roupas que uso a maior parte do ano e as bolsas que mais uso num caixote que fica na parte de baixo.
(Dica extra: Organize por ordem de cor e tipo de roupa, isso poupa muito tempo na hora de escolher a roupa para sair)
A parte central do meu guarda-roupas fica para utilidades como maquiagem, apetrechos para cabelo, caixas com estoque de produtos, caixa com coisas de fazer unhas e etc. Também tem as gavetas com roupas do dia-a-dia e etc.
Coloco em gaveta as roupas mais básicas e que não amaçam com facilidade. Dobro dessa maneira para ficar enfileirada na horizontal para que eu consiga ver todas as peças. Também separo por cor e tipo de roupa. Exemplo: Pijamas, Camiseta de uniforme, blusas de usar em casa e etc.
Essa á aparte onde ficam as roupas de frio, que no caso são as menos usadas durante o ano porque eu moro numa cidade muito quente. Essas roupas ocupam bastante espaço então precisam ficar organizadas de uma maneira que fiquem arejadas. Também é a parte dos calçados, pois não cabe sapateira no quarto.
(Dica extra: Guarde as caixas com a bolinha recortada, que tem em todas as caixas, na direção que entre ventilação, assim os calçados não correm o risco de mofar)

Moveis que ajudam a aproveitar espaço e que ao mesmo tempo não ocupam muito do ambiente são muito úteis também. Eu optei por prateleiras e um criado mudo com bastante gavetas para guardar coisas pequenas e que estão sempre à mão quando preciso.

Confira nas fotos a seguir:

Prateleiras são ótimas para guardar coisas e também para decorar.

Escolha plantas que consigam viver dentro de casa

Gavetas pequenas para coisas miúdas ajudam você a não perder as coisas

Essas são algumas das minhas dicas para aproveitar e otimizar espaços em quartos pequenos. Tem várias outras que quero compartilhar com vocês, então fiquem ligados no meu Instagram @jocielymuller que eu sempre dou dicas por lá também!

Espero que tenham gostado. Caso tenham dicas também, compartilha aqui nos comentários!! Beijos e até mais!

2 comentários em “Decoração: Como Otimizar Quarto Pequeno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s